segunda-feira, 4 de maio de 2015

Treinamento de atletas de judô

Artigo sobre a especificidade das adaptações ao treinamento de judô. Estudo conduzido em 2004, na Universidade Mackenzie, avaliando o treinamento dos atletas do GR Barueri, sob o comando do Prof. Luciano Matheus.
Specificity of performance adaptations to a periodized judo training programOriginal Research Article
Pages 67-72
Emerson FranchiniFabrício Boscolo Del VecchioUrsula Julio, L. Matheus, R. Candau
Resumo
Objetivo
O judô é um esporte de combate caracterizado por esforços intermitentes de elevada intensidade. Para lidar com a demanda competitiva, a periodização do treinamento deve ser adotada para melhorar o desempenho de atletas de judô. Assim, o objetivo do presente estudo foi monitorar as mudanças em diferentes variáveis durante o treinamento periodizado de judô.
Método
Dez atletas de judo adultos foram avaliados com intervalo de 18 semanas, no começo do período preparatório e uma semana antes da principal competição do período competitivo. Durante esse estudo observacional, as variáveis consideradas foram: composição corporal, potência e capacidade anaeróbias de membros superiores e inferiores, potência muscular de membros inferiores, potência aeróbia de membros superiores e inferiores, força máxima, resistência de força e desempenho específico do judô. O teste t de Student foi utilizado para comparar as variáveis entre os períodos.
Resultados
Ao final deste período os atletas apresentaram aumento significante na potência (pré = 535 ± 74 W; pós = 617 ± 81 W; 15%) e capacidade anaeróbias de membros superiores (pré = 344 ± 29 W; pós = 402 ± 38 W; 17%), potência anaeróbia de membros inferiores (pré = 778 ± 77 W; pós = 882 ± 130 W; 13%), resistência de força isométrica de pegada (pré = 31 ± 17 s; pós = 43 ± 15 s; 39%), resistência de força dinâmica de pegada (pré = 7 ± 5 rep;pós = 11 ± 5 rep; 57%), potência aeróbia de membros superiores (pré = 113 ± 25 W; pós = 122 ± 29 W; 8%) e 1RM na remada (pré = 85 ± 23 kg; pós = 92 ± 26 kg; 8%). A composição corporal, o desempenho específico ao judô, a força máxima isométrica de preensão manual, o 1RM no supino, o número de repetições a 70% de 1RM na remada e no supino e a potência muscular de membros inferiores foram mantidas. Os atletas apresentaram decréscimo na potência aeróbia de membros inferiores (pré = 235 ± 62 W;pós = 209 ± 43 W; 11%).
Conclusão
Os resultados do presente estudo indicam que as mudanças durante um programa periodizado de treinamento de judô foram específicas à demanda da luta, embora nem todas as variáveis tenham melhorado ao longo do período analisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário