quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pesquisa com atletas de judô na EEFE-USP

https://docs.google.com/document/d/148mkJulXAJbgVMnsr5QY1RxGLi6HCdRoh4aVkGrSNn8/edit?usp=sharing

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LUTAS, ARTES MARCIAIS
E MODALIDADES DE COMBATE – EEFE-USP
Efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade sobre as respostas fisiológicas e o desempenho de atletas de judô

Pesquisador responsável: Prof. Dr. Emerson Franchini
Pesquisadoras gerentes: Ursula Ferreira Julio e Valéria Leme Gonçalves Panissa
Agência financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP

Duração do estudo: 6 semanas
Quem pode participar? Atletas das classes júnior ou sênior; participar de competições oficiais; graduados como faixas marrom ou preta; que treinem com frequência igual ou superior a quatro sessões por semana.
Quem não pode participar? Atletas da categoria pesado (acima de 100 kg); atletas do sexo feminino; atletas lesionados; atletas que estejam reduzindo a massa corporal (atletas “perdendo peso”) e atletas fazendo uso de medicamentos ou drogas.
Número de atletas necessários: 40 judocas distribuídos em quatro grupos, sendo que três grupos farão treinamento intervalado durante quatro semanas e um grupo manterá sua rotina normal de treino de judô.
Benefícios aos atletas: Benefícios do treinamento e resultados da avaliação antes e após o treinamento:
ü     composição corporal (dobras cutâneas, circunferência e diâmetros ósseos);
ü     capacidade e potência aeróbia (teste progressivo) e anaeróbia (teste de Wingate) para membros superiores;
ü     capacidade e potência aeróbia (teste progressivo) e anaeróbia (teste de Wingate) para membros inferiores;
ü     aptidão aeróbia e anaeróbia em teste específico ao judô (Special Judo Fitness Test);
ü     resistência muscular dinâmica dos membros superiores (teste de barra no judogi – tempo de sustentação e número de repetições);
ü     análise dos hormônios cortisol (catabólico, associado à perda de massa muscular) e testosterona (anabólico, associado ao ganho de massa muscular) em jejum e após alguns testes físicos (12 coletas de sangue venoso);
ü     análise de três marcadores de dano celular em jejum e após alguns testes físicos (12 coletas de sangue venoso).



Cronograma de atividades:
1ª e 6 ª semana – avaliação
Segunda-feira: coleta de sangue em jejum seguido de um intervalo de uma hora (possibilidade de oferecimento do café-da-manhã), composição corporal, um teste progressivo e um teste com uma sequência de quatro testes de Wingate.
Quarta-feira: um teste progressivo e um teste com uma sequência de quatro testes de Wingate.
Sexta-feira: testes de barra no judogi e Special Judo Fitness Test.
Domingo: sequência de quatro lutas com 40 minutos de intervalo entre elas.
Informações importantes: Avaliações de segunda à sexta na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; Avaliação de domingo no clube do atleta ou outro local de preferência.

2ª a 5 ª semana – treinamento intervalado
Antes do primeiro treino da semana: coleta da variabilidade da frequência cardíaca via monitor Polar – 5 minutos (para verificar estado de recuperação);
Último treino da semana: responder ao questionário de overtraining e stress (DALDA);
Características dos grupos a serem estudados e do tipo de treinamento adicional a ser conduzido: duas sessões de treino durante a semana: 2 blocos de 10 séries de 20 segundos de esforço com 10 segundos de intervalo, sendo o intervalo entre os blocos de 5 minutos. Cada sessão totalizará 23 minutos sendo 5 minutos de aquecimento e 3 minutos de pausa antes do treinamento intervalado. Um grupo fará esse esforço em uma bicicleta para membros superiores, um grupo fará o esforço em uma bicicleta para membros inferiores, um grupo fará esse esforço utilizando uchi-komi e um grupo conduzirá apenas seu treinamento usual de judô.

Informações importantes: para as academias ou clubes do estado de São Paulo com mais de 8 voluntários (dois atletas em cada grupo), podemos viabilizar o empréstimo do ergômetro para condução do treinamento intervalado. Grupos de quatro atletas também são bem vindos.

Contatos: ursulajulio@usp.br


Resumo

O objetivo do presente estudo é verificar os efeitos do treinamento intermitente de alta intensidade específico e não específico sobre respostas fisiológicas e de desempenho em testes aeróbios e anaeróbios, assim como sobre ações técnicas e táticas durante a luta de judô. Para isso, 40 atletas de judô serão submetidos à bateria de testes antes e após quatro semanas de treinamento. Três grupos serão submetidos ao treinamento intervalado, complementarmente ao treinamento usual de judô: (1) duas sessões semanais de exercício intermitente de alta intensidade para membros inferiores, constituídas por dois blocos de 10 estímulos de 20s por 10s de intervalo entre os estímulos e 5 min entre os blocos; (2) duas sessões semanais de exercício intermitente de alta intensidade para membros superiores, constituídas por dois blocos de 10 estímulos de 20s por 10s de intervalo entre os estímulos e 5 min entre os blocos; (3) duas sessões semanais de exercício intermitente de alta intensidade específico (uchikomi, entrada de golpe), constituídas por dois blocos de 10 estímulos de 20s de entrada de técnicas em velocidade por 10s de intervalo entre os estímulos e 5 min entre os blocos. Um grupo irá desempenhar apenas o treinamento usual de judô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário