Aptidão física e antropometria no judô: aspectos necessários, mas não suficientes.
No primeiro material apresentado no site da Associação Grand Masters & Kodanshas de Judô do Brasil tratei da importância de alguns aspectos antropométricos e de aptidão física em atletas de judô, apresentando um estudo que demonstrou que alguns desses fatores discriminavam atletas de elite daqueles considerados como não-elite. Pois bem, nesse texto avanço um pouco mais quanto a esses aspectos, colocando a seguinte questão: será que as características antropométricas e de aptidão física continuam sendo tão relevantes quando o nível dos atletas analisados aumenta?
Para responder a essa pergunta, analisamos em 2002, os atletas de judô da seleção brasileira sênior, considerando titulares (n = 7) e reservas (n = 15). Esse trabalho foi publicado em 2007 no periódico japonês Journal of Physiological Anthropology.
Neste estudo foram analisados: antropometria – massa corporal, estatura, espessura de 10 dobras cutâneas, oito circunferências, três diâmetros ósseos e estimativa do percentual de gordura; desempenho no Special Judo Fitness Test(SJFT); testes de força máxima (uma repetição máxima, 1RM) nos exercícios supino, remada e agachamento; teste para a estimativa da potência aeróbia (VO2máx estimado pelo teste de Cooper). Como resultado central foi observado que nenhuma das variáveis estudadas discriminou adequadamente os atletas titulares do reservas. Assim, é possível considerar que, embora bons níveis de condição física sejam importantes para o desempenho no judô (i.e., algo necessário), essas variáveis não determinam o desempenho competitivo de atletas de nível elevado (i.e., não são suficientes).
Acesso gratuito ao texto completo em:
Parece que mais gente não havia gostado do layout anterior do novo blog... hehehehe.
ResponderExcluirhttp://2.bp.blogspot.com/-I4C4y9sAI8Q/TvyE4MU2nSI/AAAAAAAABrA/XIGqOZLS_XU/s1600/gif-cavalo-do-panico-coice.gif
hahahaha
ResponderExcluirsó mudei pq choveu o dia inteiro aqui : )
Qdo voltar a fazer sol, voltarei para a versão em negro.
abraços